Linhas de Pesquisa

ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO/LINHAS DE PESQUISA

A criação do Doutorado, vinculado ao curso já existente de Mestrado, não implicará no aumento de áreas de concentração, assim como se manterão as quatro linhas de pesquisa principais, descritas a seguir.

Nome da Área de Concentração: PROCESSOS DE SUPERFÍCIE TERRESTRE

Descrição: A ênfase da área de concentração de Processos de Superfície Terrestre recai sobre as complexas interações entre atmosfera, superfície (continental e aquática), buscando entender como esses processos influenciam o tempo, clima, o meio ambiente e os sistemas naturais e humano. Portanto, estuda os processos físicos, químicos e biológicos que ocorrem na interface entre a atmosfera e a superfície terrestre com propósito de entender como esses processos influenciam e são influenciados pelas condições atmosféricas e como afetam a troca de energia, umidade, gases e particulados entre a atmosfera e a superfície. A área de concentração compreende quatro linhas de pesquisa: Análise e previsão do tempo e clima; Interação oceano-atmosfera; Micrometeorologia e agrometeorologia; e Sensoriamento remoto e hidrometeorologia.

O PPGMET conta com quatro linhas de pesquisa, descritas a seguir.

Nome da linha de pesquisa: ANÁLISE E PREVISÃO DO TEMPO E CLIMA

Descrição: Concentra na investigação dos processos atmosféricos que influenciam o tempo e clima, bem como no desenvolvimento de métodos e técnicas para prever essas condições, contribuindo para uma melhor compreensão dos padrões atmosféricos e sua influência na superfície terrestre e na sociedade. Destaca-se ainda a avaliação do estado instantâneo da atmosfera como dados de entrada para modelos matemáticos da atmosfera, com vista à previsão do estado do tempo e do clima.

Áreas correlatas: MODELAGEM NUMÉRICA; MATEMÁTICA; COMPUTAÇÃO.

Nome da linha de pesquisa: INTERAÇÃO OCEANO-ATMOSFERA

Descrição: Nesta linha de pesquisa desenvolvem-se investigações multidisciplinares das trocas de energia, calor, umidade e outros elementos entre a atmosfera e o oceano. Ela investiga como essas interações influenciam os padrões climáticos, o clima regional e global, bem como as condições atmosféricas e oceânicas em si em diferentes escalas de espaço e tempo. Os temas abordados buscam o entendimento dos padrões climáticos, dinâmica dos oceanos com a atmosfera em diversos ambientes e ecossistemas. Há ênfase nos aspectos de entendimento de mecanismos físicos, previsibilidade e impacto da variabilidade climática e dos eventos sinóticos.

Áreas correlatas: OCEANOGRAFIA, HIDROLOGIA, CLIMATOLOGIA, MODELAGEM ATMOSFÉRICA.

Nome da linha de pesquisa: MICROMETEOROLOGIA E AGROMETEOROLOGIA

Descrição: Esta linha de pesquisa concentra-se no estudo detalhado dos processos atmosféricos que ocorrem em escalas reduzidas (microescala), próximas à superfície terrestre, e como esses processos podem afetar os sistemas agrícolas e a vegetação através do estudo das interações complexas entre a atmosfera, a superfície terrestre e a vegetação em microescala, com foco especial nas implicações para a agricultura, o manejo do solo e a compreensão dos microclimas. São objetivos ainda os estudos dos fenômenos meteorológicos de micro e mesoescala, bem como a investigação de processos observacional de troca turbulenta na atmosfera e no oceano que afetam a camada limite planetária atmosférica. Com temas abordados como trocas de energia e umidade na superfície, perfil vertical do vento, interação atmosfera-vegetação-solo, química atmosférica e poluição atmosférica, impactos na agricultura e Adaptação e resiliência agrícola.

Áreas correlatas: FÍSICA, MATEMÁTICA, ENGENHARIA AGRÔNOMICA, MODELAGEM NUMÉRICA, QUÍMICA E POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA.

Nome da linha de pesquisa: SENSORIAMENTO REMOTO E HIDROMETEOROLOGIA

Descrição: Aborda o estudo das interações entre os processos atmosféricos e hidrológicos, bem como a utilização de técnicas de sensoriamento remoto para monitorar e compreender os padrões de distribuição e transporte de água e outros componentes da superfície terrestre além de características de diferentes tipos de vegetação sobre a superfície terrestre. Isso inclui o uso de tecnologias para estimar precipitação, avaliar mudanças climáticas, monitorar níveis de água e auxiliar em previsões hidrometeorológicas com uso de satélites e radar meteorológico.

Áreas correlatas: GEOPROCESSAMENTO, HIDROLOGIA.