Visão Geral da Pesquisa
O objetivo principal do grupo é entender a variabilidade da atmosfera para melhor interpretar e prever as mudanças no tempo e clima. Para atingir este fim, utilizamos múltiplos tipos de dados: observações, satélites, reanálises, modelos regionais e globais nas escalas de tempo e clima. O foco da pesquisa consiste: (i) dinâmica da atmosfera: análises de sistemas meteorológicos que vão desde a mesoescala até a escala planetária e divide-se em dois temas: interações de grande escala e dinâmica do sistema de tempo; (ii) modelagem numérica: avaliar as incertezas e probabilidade de mudanças no clima, variabilidade atmosférica e oceânica e eventos extremos, além da determinação das fontes e crescimento de erros dentro dos modelos numéricos. Veja abaixo para mais detalhes algumas pesquisas.
Projetos de Pesquisa em Andamento
Título: Avaliação dos Distúrbios Ondulatórios de Leste sobre o Atlântico Tropical Sul no clima presente utilizando os modelos do CMIP6
Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Resumo: O objetivo deste projeto é avaliar como os DOLs são simulados no clima presente (número de ocorrência, intensidade e impactos na geração de precipitação) através de dados gerados pelos modelos do CMIP6. Esta investigação proverá informações do comportamento dos DOLs particularmente no clima presente e sua influência nos padrões de circulação atmosféricos associados, o que por sua vez trará subsídios para avaliar os padrões climáticos de precipitação na região do nordeste brasileiro (NEB). A abordagem será feita por meio de um método de análise objetiva automático, aqui chamado de TracKH, e de técnicas estatísticas.
Título: Simulações de Sensibilidade do modelo WRF para o domínio CORDEX-América do Sul
Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Resumo: O uso de modelos dinâmicos e computacionais é a base da previsão de tempo e clima em todo o mundo. Os Modelos de Circulação Geral (CGMs) têm demostrado boa habilidade em prever e representar os fenômenos de grande-escala, sendo utilizados inclusive em estudos de mudanças climáticas. Entretanto, a baixa resolução horizontal utilizada nestes modelos é uma limitação na representação de processos de mesoescala. Para melhorar a qualidade das simulações dos CGMs, Modelos Climáticos Regionais (RCMs) com alta resolução são usados para a previsão climática. A melhor qualidade obtida com RCMs é devido em parte à melhor representação da orografia, linhas costeiras, vegetação e parametrização de processos físicos de meso- e micro-escala. Assim, as simulações climáticas regionais podem reter mais influência de fatores locais de uma determinada região. Neste projeto de pesquisa o foco é avaliar a performace da sensibilidade multi-fisica do modelo Weather Research and Forecasting (WRF) no âmbito do framework CORDEX-América do Sul.
Projetos de Pesquisa Concluídos
Título: Avaliação do desempenho do modelo global MPAS-A para previsões de curto, médio e longo prazo
Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq