Desenvolvimento e validação das interações aerossóis-química-clima acopladas no Mmodelo Brasileiro do Sistema Terrestre - BESM-AERCHEM
Integrantes do ICAT: Ericka Voss Chagas / Glauber Lopes Mariano / Helber Barros Gomes / Heliofabio Barros Gomes.
Coordenador: Glauber Lopes Mariano
Integrantes: Ericka Voss Chagas / Mateus Dias Nunes / Paulo Antunes Dias Pereira Calado / Daniel Milano Costa de Lima / Diogo Rayan Santos Monteiro / Dirceu Luis Herdies / Helber Barros Gomes / Heliofabio Barros Gomes.
Descrição: O objetivo desta proposta é o desenvolvimento e implementação dos módulos de aerossóis e química no BESM. O desenvolvimento de forma interativa em conjunto da química e aerossóis no BESM constituirá um marco importante para melhorar o entendimento dos mecanismos de feedback dinâmico-químico na atmosfera. Os aerossóis e gases traços são extremamente importantes para o estudo de clima, mudanças climáticas e qualidade do ar. A inclusão dos efeitos dos aerossóis e de química atmosférica e suas interações com a radiação atmosférica está diretamente associada com a formação de nuvens e precipitação e constitui um dos grandes desafios da modelagem do sistema terrestre e consequentemente para os estudos de simulações de clima. Representações globais precisas de diversas espécies de aerossóis são essenciais para reduzir as incertezas das forçantes climáticas e quantificar o efeito radiativo na equação da termodinâmica dos modelos numéricos, e levar em conta as taxas de reação fotoquímica devido à presença dos aerossóis. Devido à importância dos gases atmosféricos e aerossóis no clima terrestre, é necessária uma representação mínima destes e sua influência sobre o clima a partir da implementação dos módulos de química e aerossóis nos modelos climáticos globais. Dentro da presente proposta e com o envolvimento das diversas equipes, associadas a pós-graduação em meteorologia, serão implementados os módulos de aerossóis e química no BESM e verificado o seu impacto direto e indireto nas simulações de tempo e clima levando em consideração o balanço de radiação e o ciclo hidrológico, sendo que um dos objetivos da presente proposta está diretamente associado a formação de recursos humanos na área de modelagem global do sistema terrestre.