Previsibilidade do vento no Nordeste do Brasil
Integrantes do ICAT: Fabrício Daniel dos Santos Silva / Heliofábio Barros Gomes / Helber Barros Gomes / Maria Cristina Lemos da Silva
Coordenador: Fabrício Daniel dos Santos Silva
Integrantes: Rafaela Lisboa Costa / Heliofábio Barros Gomes / Rodrigo Lins da Rocha Júnior / Dirceu Luís Herdies / Helber Barros Gomes / Maria Cristina Lemos da Silva / Mário Henrique Guilherme dos Santos Vanderlei / Emerson Ribeiro de Oliveira / Ana Jéssica Silva e Souza .
Descrição: A região Nordeste do Brasil (NEB) se destaca no cenário nacional de produção de energia eólica, com 523 parques eólicos instalados de um total de 619 no Brasil. Com ventos favoráveis para a produção de energia eólica principalmente no segundo semestre do ano, ainda há espaço para a prospecção e ampliação de parques eólicos, haja visto que ainda há estados com poucos ou nenhum parque eólico instalado, como é o caso de Alagoas. Para otimizar a escolha dos melhores locais para instalação/ampliação de parques eólicos, dados relacionados ao vento, como direção predominante e velocidades em diferentes alturas são cada vez mais necessários, demandando medidas e estimativas o mais acuradas possíveis dessa variável atmosférica. Nesse sentido, esse projeto busca investigar a previsibilidade da velocidade do vento em diferentes níveis atmosféricos e para difetes escalas temporais: sazonal, mensal, diária e horária, identificar as áreas eolicamente homogêneas e tendencias da velocidade nos últimos 60 anos no Nordeste do Brasil.
Financiador: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.