Intercomparação e Avaliação de Cenários Climáticos Regionalizados do CMIP3, CMIP5 e CMIP6 para a Região Nordeste do Brasil

Integrantes do ICAT: Fabrício Daniel dos Santos Silva / Heliofábio Barros Gomes / Maria Cristina Lemos da Silva

 

Coordenador: Fabrício Daniel dos Santos Silva

  

Integrantes: Rafaela Lisboa Costa / Heliofábio Barros Gomes / Maria Cristina Lemos da Silva / Rodrigo Lins da Rocha Júnior / Dirceu Luís Herdies / Thayna Silva Vila Nova / Helber Barros Gomes / Denis Pereira dos Santos / Mário Henrique Guilherme dos Santos Vanderlei / Thaywanne Novaes de Almeida.

  

Descrição: Este projeto tem como objetivo principal gerar cenários climáticos futuros regionalizados para a região Nordeste do Brasil, além de analisar as recentes alterações climáticas no período mais recente de observações: 1961-2022. Os cenários climáticos futuros serão gerados para o horizonte de 2001 a 2100, o que já permitirá uma comparação com as observações do período recente, de 2001 a 2022. As projeções futuras serão geradas para os cenários climáticos A1B e A2 do CMIP3, RCP4.5 e 8.5 do CMIP5 e SSP 2.6, SSP4.5, SSP6.0, SSP7.0 e SSP8.5 do CMIP6, para diferentes modelos climáticos do sistema terrestre. O método para geração dos cenários futuros é o downscaling estatístico, técnica de redução de escala que permite transportar informações da grande escala de modelos de circulação geral (MCGs) da atmosfera, para a escala local das estações meteorológicas. As variáveis meteorológicas que terão suas séries temporais processadas para os cenários futuros são a precipitação, temperaturas máximas e temperaturas mínimas. Posteriormente, índices de extremos climáticos serão aplicados aos cenários futuros de tais séries e avaliados.

  

Financiador: Universidade Federal de Alagoas.