Implementação de um sistema de previsão climática mensal e sazonal para o Nordeste do Brasil a partir de modelos dinâmicos internacionais

Integrantes do ICAT: Fabrício Daniel dos Santos Silva / Heliofábio Barros Gomes

 

Coordenador: Fabrício Daniel dos Santos Silva

  

Integrantes:  Heliofábio Barros Gomes / Dirceu Luís Herdies / Nathália Bissaque Pessota / Denis Pereira dos Santos / Mário Henrique Guilherme dos Santos Vanderlei  / Emerson Ribeiro de Oliveira  / Geiza Thamirys Correia Gomes .

  

Descrição: O objetivo desta proposta é o desenvolvimento e implementação de um sistema de previsão climática operacional para a precipitação e temperatura da região Nordeste do Brasil, a partir de técnicas avançadas de regionalização estatística aplicada a saídas brutas de modelos climáticos numéricos de natureza dinâmica dos mais importantes centros internacionais de desenvolvimento de previsões climáticas sazonais: o NMME (North-American Multi-Model Ensemble) e SEAS5-ECMWF (Fifth generation seasonal forecast system do European Center for Medium-Range Weather Forecasts). Os modelos climáticos do NMME e do SEAS5-ECMWF representam o estado da arte atual na evolução de sistemas de previsão do clima. As previsões brutas dos modelos que compõem esses sistemas precisam ser ajustados regionalmente, devido à sua escala global. Pretende-se então aplicar técnicas robustas de pós-processamento para a regionalização de tais previsões, calibrando e validando os resultados desses modelos para as condições climáticas do Nordeste brasileiro, diminuindo consideravelmente os vieses sistemáticos das saídas diretas dos modelos, aumentando a destreza das previsões. Utilizaremos uma técnica inovadora denominada previsão climática híbrida dinâmico-estatística, utilizando-se de técnicas de downscaling estatístico e algoritmos de inteligência artificial aplicadas às séries temporais das observações em superfície ao longo de um período histórico que permitirá obter as melhores previsões da precipitação e temperatura mensais/trimestrais para a região Nordeste, com ênfase para o estado de Alagoas. Além de um importante resultado em si, as previsões regionalizadas atenderão, nesse projeto, aplicações específicas área importantes setores socioeconômicos: agricultura, gestão de recursos hídricos e energia.

  

Financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas.