INCT - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia KLIMAPOLIS. Áreas urbanas brasileiras em perspectiva transdisciplinar: avaliação, cenários e soluções para adaptação às mudanças climáticas e ao desenvolvimento sustentável
Integrante do ICAT: Helber Barros Gomes
Coordenador: Maria de Fatima Andrade
Integrantes: Helber Barros Gomes / Carlos Antonio Costa dos Santos / Rita Ynoue / Regina Miranda / Ana Paula Koury / Taciana Albuquerque / João Bosco Versoça Leal Júnior / Cristiano P. de Oliveira / Venerando E. Amaro / Judith Johanna Hoelzemann / Marcia Akemi Yamasoe / Nilton M. E. do Rosário / Adriana Gioda / Eliane Ignotti / Sandra Hacon / Jean Leite Tavares / Leila Droprinchindki Martins / Jose Luiz Attayde / Marcelo de Paula Corrêa / Zoraide Souza Pessoa / Renato Luiz Sobral Anelli / Afonso Celso Vanoni de Castro / Jonathan Mota da Silva / Lino Augusto Sander de Carvalho / Wilson Cabral / Leonardo Hoinask / Luciana Travassos / Natália Jodas / Jane Meri dos Santos / Vanessa Carvalho / Rizzieri Pedruzzi / Ruth Ataíde / Renata Libonati.
Descrição: O INCT Klimapolis aborda a relação entre cidades, mudanças climáticas, questões ambientais e de saúde como problemas transdisciplinares de um mundo cada vez mais urbano. No Brasil, cerca de 87 da população reside em áreas urbanas e o modelo de urbanização vigente acarreta sérios prejuízos à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável. As mudanças climáticas e impactos da poluição ao meio ambiente já estão ameaçando a segurança hídrica e alimentar da população. Frente a esse cenário, é de extrema importância que o Estado brasileiro conte com estudos científicos aplicados, que o auxiliem na tomada de decisões e na implementação de estratégias e metodologias para preparar as áreas urbanas para a ocorrência mais frequente de eventos extremos, garantindo à população uma melhor qualidade de vida e saúde. O INCT Klimapolis, além do contínuo desenvolvimento de suas diversas áreas interdisciplinares de pesquisa associadas ao contexto urbano, adotará a metodologia dos Experimentos doMunido Real (EMR), que une especialistas de diversas áreas, a fim de desenvolver estratégias e metodologias transversais para solução de problemas específicos em constante troca com os tomadores de decisão e a população local. O INCT Klimapolis aproveita a experiência obtida durante cinco anos através da sua rede de pesquisa científica transdisciplinar do Laboratório Klimapolis, um projeto bilateral brasileiro-alemão, que desde 2018 dedica-se com a sua rede à pesquisa sobre e realização de EM urbanos no contexto acima citado. A hipótese a ser testada é que Os EMRs são metodologias capazes de integrar as várias disciplinas e os gestores em um modelo de governança baseado na ciência para enfrentar a crise climática. Um dos produtos dos EMRs planejados pelo INCT, será um sumário executivo para a tomada de decisões em políticas públicas urbanas brasileiras, contendo a avaliação da exposição aos impactos das mudanças climáticas e à poluição.
Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.