Aprimorando a pesquisa sobre os efeitos do clima na saúde: uma avaliação das definições de ondas de calor e validação dos dados de reanálise ERA5- Land para estimar a associação entre temperatura e mortalidade no Brasil
Integrante do ICAT: Thomás Rocha Ferreira
Coordenador: Ismael Henrique da Silveira
Integrantes: Thomás Rocha Ferreira / Maurício Lima Barreto / Danielson Jorge Delgado Neves / Washington Leite Junger / Eliane Ignotti / Taísa Rodrigues Cortes / Mauricio do Nascimento Moura / Shaiana Vilella Hartwig / José Firmino de Sousa Filho / Lucas Emanuel da Silva / Ludmilla da Silva Viana Jacobson / Luiz Gustavo Araújo da Cruz Casais e Silva / Poliana Rebouças de Magalhães / Jony Arrais Pinto Junior / Bruna Matos Santos Dantas.
Descrição: A produção de conhecimento sobre clima e saúde é essencial para a formulação de políticas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas e, embora tenha havido uma crescente produção nacional sobre o tema, ainda existem muitas lacunas a serem investigadas. O primeiro objetivo desse projeto é ampliar a compreensão sobre os critérios para definição de ondas de calor e seus respectivos impactos na mortalidade da população brasileira. Como não há uma definição universal para ondas de calor, normalmente são utilizados diferentes critérios e são obtidos os respectivos riscos relativos (RR). Entretanto, há uma necessidade de comparar os RR com as medidas de impacto (números atribuíveis) no sentido de melhor compreender que definições se refletem em maior impacto, podendo contribuir para a formulação de sistemas de alerta. Serão utilizados dados de óbito por todas as causas e diferentes definições de ondas de calor. Primeiramente, serão estimados os RR de mortalidade devido às ondas de calor, por meio de modelos de regressão de Poisson condicionais. A seguir, serão estimados os óbitos atribuíveis às ondas de calor, que serão então comparados aos RR. Já o segundo objetivo, é analisar a validade do conjunto de dados climáticos de reanálise ERA5-Land para estimar a associação entre temperatura e mortalidade no Brasil. Dados de reanálises são uma alternativa na falta de dados observados e têm sido amplamente utilizados em estudos epidemiológicos. Entretanto, não há uma investigação detalhada de sua performance para estimar as associações entre temperatura e mortalidade no Brasil. Serão obtidos os dados de reanálise do ERA5-Land e os dados observados de estações de monitoramento, e serão modeladas as associações entre temperatura e mortalidade utilizando os modelos de Poisson condicional. Os resultados e a performance dos modelos utilizando os dois tipos de dados serão comparados utilizando diferentes métodos estatísticos.
Financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.