ICAT comemora Dia Mundial da Meteorologia

Dia Mundial da Meteorologia foi comemorado em 23 de março com palestras

26/04/2017 15h30 - Atualizado em 21/04/2020 às 08h47
context/imageCaption

Dia Mundial da Meteorologia

No dia 23 de março, foi realizado evento em comemoração ao Dia Mundial da Meteorologia. Abertura oficial contou com a participação do Coordenador da Graduação, Prof. Dr. Heliofábio Barros, do Diretor do ICAT, Prof. Dr. Marcos Moura, e do Coordenador da Pós-Graduação, Prof. Dr. Geórgenes Cavalcante, que deram as boas vindas aos presentes.

Em seguida, foram realizadas palestras com o docente do Instituto, Prof. Dr. Helber Barros, que falou sobre modelos de ponto de grade e espectral, e com profissionais convidados: Maria Cristina Lemos da Silva, Doutora em Meteorologia, palestrou sobre Meteorologia aplicada e o mercado de trabalho; Washington Luiz Félix Correia Filho, Doutor em Ciências Climáticas falou sobre A aplicabilidade da estatística em Meteorologia/Climatologia; o Doutorando em Meteorologia Carlos Denyson da Silva Azevedo apresentou informações sobre Microfísica de nuvens e da precipitação usando satélites e radares meteorológicos; o Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento, Alberonado Lima, falou sobre “Efeito de teleconexões climáticas na variabilidade espaço-temporal dos índices de disponibilidade hídrica em uma bacia hidrográfica sob transição climática”.

Ao longo do dia, cerca de 80 participantes, entre docentes e alunos do ICAT, compareceram às palestras. O evento contou, também, com a presença de alunos de Ensino Médio da Escola Integrada SESI/SENAI/EBEP - Escola Carlos Guido Ferrario Lobo, em Maceió.

 

Ação Social

Além da disseminação de conhecimento, o evento também teve cunho social. Os participantes doaram alimentos não perecíveis e fraldas, que foram encaminhados ao Lar Santo Antônio de Pádua, localizado no Village Campestre, em Maceió. O abrigo cuida de idosos carentes, que vivem no local, e se mantém através de doações