Normas para apresentação do TCC (pandemia Covid19)

De acordo com a Instrução Normativa nº 03/2020, de 27 de abril de 2020, da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), que normatiza a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e a realização de Colação de Grau não presencial durante o período de isolamento social devido à pandemia da Covid-19:

- A apresentação não presencial do TCC deve ser acordada entre o/a professor/a orientador/a, o/a discente e a banca examinadora, desde que o/a discente tenha condições de acesso à internet e os meios/ equipamentos necessários para a sua apresentação e arguição pela banca.

- A realização da apresentação de TCC não presencial deverá ser realizada com uso das tecnologias digitais, exclusivamente pela plataforma oficial da UFAL – Webconferência RNP.

- Deverá ser preenchida a Ata de Apresentação com assinatura digital dos membros da banca, digitalização da Ata de Apresentação e envio por e-mail para os membros da banca, para a Coordenação e para a BIBLIOTECA; envio da versão final do TCC, em arquivo PDF, por e-mail para depósito na BIBLIOTECA, e encaminhar a versão final também para a coordenação do curso em arquivo PDF, para registro na nota do Trabalho no sistema.

- Os TCCs apresentados durante o período do contingenciamento da UFAL, iniciado em 16 de março de 2020, serão considerados válidos para todos os efeitos.

A Coordenação enviará o arquivo da Ata de Apresentação ao Professor Orientador, para que seja preenchida e assinada pelos membros da Banca Examinadora. Após a apresentação, o documento devidamente preenchido e assinado deverá ser encaminhado à Coordenação (para arquivo).

O aluno deverá entrar em contato com o setor de Catalogação da Biblioteca Central da UFAL para que seja produzida a Ficha Catalográfica.

O trabalho completo e formatado (versão final), contendo folha de aprovação assinada pelos membros da Banca Examinadora do Trabalho, e a Ficha Catalográfica deverá ser enviado, em PDF, à Coordenação.

Após o recebimento da Ficha Catalográfica, o aluno deverá entrar em contato com o Repositório Institucional para registro do trabalho nesse sistema.

Lembramos que a Coordenação tem os seguintes prazos estabelecidos:
- Inscrição no TCC (formulário próprio): deve ser realizada durante o período de ajustes de matrícula no semestre letivo em que o aluno pretende apresentar o Trabalho.
- Solicitação de apresentação de TCC: deve ser encaminhada à Coordenação, através de formulário próprio, com indicação da Banca Examinadora e assinatura do Professor Orientador cerca de 1 mês antes da data prevista para a apresentação.
- Apresentação do TCC: é divulgada pela Coordenação. O Professor Orientador deverá disponibilizar o link da sala onde será realizada a apresentação (informar à Coordenação, por email, até 7 dias antes da apresentação) ou receber e autorizar as solicitações de participação no evento.