XIII Semana da Meteorologia

XIII SEMANA DA METEOROLOGIA

Entre os dias 07 a 10 de novembro de 2022, o Instituto de Ciências Atmosféricas (ICAT) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), realiza a XIII SEMANA DA METEOROLOGIA, com a temática Meteorologia: Da Pesquisa ao Operacional.

Objetivando promover o encontro das comunidades acadêmico-científicas da Meteorologia e áreas afins, o evento tem como objetivo enriquecer a compreensão da teoria e prática de vários temas e sua relação com a sociedade, além de fomentar a interação entre pesquisadores das áreas para troca de experiências profissionais e enriquecimento do conhecimento de assuntos relacionados aos eixos temáticos. O Ponto focal do evento é estimular os alunos de graduação e pós-graduação, além de poder interagir com colegas de outras instituições e sociedade civil sobre a temática abordada.

Os interessados devem se inscrever via Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), seguindo as abas:
Extensão > Eventos.

Inscrições: http://sigaa.sig.ufal.br.

O evento será aberto ao público através de videoconferência. A programação completa estará disponível no website do ICAT/UFAL, além das redes sociais do ICAT e Centro Acadêmico (@camet_ufal), maiores informações através do e-mail sensorgeo.icat@gmail.com.

Espaço de Realização: Espaço de Vídeo conferência do ICAT/UFAL.

Link: https://tinyurl.com/4sf7vy7p

Palestrantes: Clique aqui

Programação:

Segunda 07/11

14:30hPalestra: Why is the Amazon important? From science to politics in Brazil

16:00h - Avaliação das estimativas de vento e ondas da reanálise do CMEMS

Terça 08/11

8h - 12h - Mini Curso

12:00h - Almoço Livre

14:00h - Além da previsão: Meteorologia ... (ATENÇÂO - Remarcada para Quarta 09/11 - 16:30)

15:15h - Meteorologia Operacional e Sistemas Atmosféricos Atuantes sobre Salvador/BA, Brasil.

16:45h -Meteorologia e ciência de dados: o perfil do meteorologista moderno

Quarta 09/11

14:00h - Meteorologia aplicada a agricultura de precisão em ambiente amazônico

15:30h - Gestão de Desastres Naturais no Brasil

16:30h - Além da previsão: Meteorologia no caso Pinheiro

Quinta 10/11

8h - 12h - Mini Curso

12:00h - Almoço Livre

14:00h - O Papel do Monitoramento da Seca na Gestão das Águas em Alagoas

15:15h - Desenvolvendo pesquisa em ambientes extremos: Experiências do Oriente Médio.

16:45h - Microfísica de Nuvens de Tempestade

Comissão organizadora: