Apresentação do Relatório 2018
Apres_ICAT-UFAL_CAA.pdf
Documento PDF (993.2KB)
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Universidade Federal de Alagoas – UFAL
Instituto de Ciências Atmosféricas – ICAT
COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO
Prof. Dr. Helber Barros Gomes
Prof. Dr. José Francisco de Oliveira Junior
Bruna Cynthia Silva Queiroz Cruz
Lícia Karine Alves Pereira
Maio de 2018
Comissão de Autoavaliação
Melhorias levantadas em relação à última
avaliação
Estágio Supervisionado
Está institucionalizado no PPC, com carga horária adequada, e
vem sendo realizado por alunos em laboratórios do próprio
Instituto e em órgãos externos à UFAL como Instituto do Meio
Ambiente, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos
Recursos Hídricos – SEMARH e Defesa Civil.
De 2012 a 2018 foi realizado por 33 alunos (vinculados ao
Projeto Pedagógico 2012).
Os alunos do PPC 2015 ainda não iniciaram, tendo previsão de
iniciar os estágios a partir do semestre 2018.1.
Comissão de Autoavaliação
Melhorias levantadas em relação à última
avaliação
Apoio ao Discente
Participação em Programas de Mobilidade Acadêmica - Ciência Sem
Fronteira:
Nidia Maria da Silva - Florida Institute of Technology (EUA)
Laiane Cavalcante - University of Ontario Institute of Technology (Canadá)
Tamires Alybia Gomes de Lira - Florida Institute of Technology(EUA)
Yasmin Uchoa da Silva - HBCU (EUA)
Bolsas Ibero-Americanas Santander Universidade
João Pedro Gonçalves Nobre - Universidad de la Republica (Uruguai)
Comissão de Autoavaliação
Melhorias levantadas em relação à última
avaliação
Revisão das Bibliografias
O NDE realizou a revisão e atualização das bibliografias básica e
complementar nas ementas das disciplinas (obrigatórias e eletivas) tomando
como base o acervo disponível na Biblioteca Central do Campus A. C. Simões
e títulos de livre acesso.
Laboratório de Informática
Equipado com 20 computadores em que são utilizados softwares livres
específicos para visualização gráfica e manipulação de dados (GrADs, NCL,
CDO, entre outros) e programação (Fortran, PYTON, C etc), que servem como
suporte para a formação dos alunos e aplicação em aulas práticas das
disciplinas.
Comissão de Autoavaliação
Autoavaliação dos Docentes
1.Participação em
atividades de ensino de
Graduação
2.Participação em
atividades de pesquisa
3.Participação em
atividades administrativas
Comissão de Autoavaliação
Autoavaliação dos Docentes
1.Conhecimento
Plano de carreira
sobre
2.Processo de Promoção
3.Distribuição de carga
horária
4.Propostas de qualificação
docente
5.Produtividade em
pesquisa
Comissão de Autoavaliação
Autoavaliação dos Docentes
1. Infra-estrutura (salas de
aula, de estudo,
laboratórios, biblioteca,
recursos de informática)
2. Instalações adequadas
às atividades acadêmicas
e administrativas
3. Atuação do Coordenador
4. Atualização do currículo
5. Dimensionamento de
horas-aulas e trabalhos
extra-classes dos alunos
6. Uso de recursos
computacionais em
atividades
7. Estágio obrigatório
8. Estímulo à participação
em projetos de pesquisa
e iniciação científicas
9. Atividades de monitoria
Comissão de Autoavaliação
Autoavaliação dos Docentes
1.Participação dos alunos
nas disciplinas
2.Compreensão e interesse
pelos programas e dos
objetivos das disciplinas
3.Leitura da bibliografia
exigida
4.Compreensão do
conteúdo
5.Assiduidade e
pontualidade dos alunos
6.Relacionamento alunoprofessor (exposição de
dúvidas, contribuições,
críticas)
7.Cumprimento de prazos
referentes ao TCC
8.Os alunos correspondem
às expectativas do corpo
docente em relação às
exigências acadêmicas
Comissão de Autoavaliação
Autoavaliação dos Docentes
1.Relevância das
informações no site do ICAT
para divulgação do ICAT
2.Relevância das
informações no site do ICAT
para a comunidade
universitária
3.Clareza das normas e
regulamentos do ICAT e
disponibilidade para
consulta
4.Condições das salas de
aula (quantidade,
dimensão, iluminação,
limpeza, ventilação, etc)
5.Condições dos
laboratórios (segurança,
quantidade, dimensão,
equipamentos, iluminação,
limpeza, ventilação, etc)
Comissão de Autoavaliação
Autoavaliação dos Docentes
6.Condições de limpeza e
conservação de outros
espaços físicos (banheiros,
áreas de convivências,
auditórios, etc)
7. Acessibilidade para
pessoas com mobilidade
reduzida
8. Serviços de TI (acesso à
internet, Moodle, etc)
9. Condições físicas do
setor (ventilação,
iluminação, acústica,
limpeza, etc)
10. Disponibilidade de
material de consumo
Comissão de Autoavaliação
Autoavaliação dos Discentes - 2017
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A interação entre docentes e discentes foi bem avaliada. 80% dos alunos
consideram que as relações professor-aluno no curso os estimulam a
estudar e aprender (48% sempre, 32% na maioria das vezes e 20% às
vezes).
A respeito de nivelamento, 70% dos alunos reconhecem que são oferecidas
oportunidades para você superar dificuldades relacionadas ao seu processo
de formação na Educação Básica. Para sanar a deficiência dos alunos
ingressantes, no primeiro período foram incluídas as disciplinas
Fundamentos de Matemática e Fundamentos de Física.
Os alunos afirmaram ter conhecimento das oportunidades oferecidas para
participarem de programas, projetos ou atividades extra-curriculares (43%
sempre, 39% na maioria das vezes e 18% às vezes).
Comissão de Autoavaliação
Autoavaliação dos Discentes - 2017
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Para 64% dos alunos, o curso sempre disponibiliza monitores ou tutores
para auxiliar os estudantes. (27% na maioria das vezes e 9% às vezes).
Ainda sobre o atendimento extra-classe, 48% considera que os docentes
sempre apresentam disponibilidade para atender os estudantes fora do
horário das aulas (27% na maioria das vezes, 23% às vezes e 2% nunca).
Sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação (TICs) como
estratégia de ensino (projetor multimídia, laboratório de informática,
ambiente virtual de aprendizagem), 48% dos alunos afirmaram que são
sempre utilizados, 36% na maioria das vezes e 16% às vezes.
23% dos alunos afirma que a biblioteca sempre dispõe das referências
bibliográficas que eles necessitam, 41% na maioria das vezes, 32% às
vezes e 5% nunca.
Comissão de Autoavaliação
Autoavaliação dos Discentes - 2017
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Apenas 14% dos alunos consideraram que as condições de infraestrutura
das salas de aula são sempre adequadas, 43% na maioria das vezes, 41%
às vezes e 2% nunca.
Para 50% dos alunos, o curso não (nunca) oferece condições para pessoas
com deficiência e/ou mobilidade reduzida. (11% sempre, 14% na maioria das
vezes e 25% às vezes)
Sobre a participação em outras atividades acadêmicas, além das disciplinas
do curso, 49% participam do PIBIC, 11% de Monitoria, 4% de Estágio, 2% de
Projetos de Extensão e 34% outros (não especificados na pesquisa).
Sobre a satisfação dos alunos com o curso, 43% afirmaram estar sempre
satisfeitos, 32% na maioria das vezes e 7% nunca.